CASAS
CASA G - XANGRI-LÁ
Rio Grande do Sul
CASA - E e G
Duas irmãs muito próximas adquiriram dois terrenos vizinhos para construírem suas casas.
Estas deveriam ter uma forte ligação, à imagem da relação entre suas proprietárias, porém funcionar de maneira autônoma.
Outro fator importante na concepção do projeto é a adequação ao clima. Frio e úmido no inverno, quente e seco no verão.
Logo permitimos a entrada do sol de inverno, pelas fachadas leste e oeste através de brises móveis, e sobretudo pela fachada norte. Esta fachada é muito valorizada em todo o sul do Brasil. Isso por estar exposta ao sol rasante vindo do norte durante todo o dia de inverno, e ao abrigo da irradiação direta durante o verão.
Durante esses meses mais quentes devemos, ao contrario, proteger o interior do sol, sobretudo na parte da tarde. Para isso as fachadas leste da casa E, e oeste da casa G, apresentam ora aberturas pequenas em paredes maciças, ora brises faceando as aberturas envidraçadas.
CASA - G
Em conversa preliminar com a cliente perguntei sobre a imagem que fazia de sua casa. Uma ideia, um conceito, um princípio ou desejo.
Ela falou sobre algo discreto, sóbrio e velado ao exterior, mas aberto, vasto e luminoso no interior. Conversamos sobre pátios, mezzaninos e comunicação entre espaços. Essa conversa norteou o desenvolvimento do projeto.
Projeto:Manoel Araujo | Colaboradora/ equipe: Luisa Branco