CASAS
ITANHANGÁ
Rio de Janeiro
Este é um projeto para residência em terreno vizinho à floresta, em forte aclive, de onde se tem uma vista privilegiada da cidade voltada para o oeste.
O seu entorno, verde por um lado e a vista excepcional do outro, despertaram a vontade de apagar limites entre interior e exterior da casa. O envelope, em esquadrias envidraçadas que podem ser recolhidas e a estrutura metálica enxuta eliminam toda noção de barreira. O "dentro" e "fora" de casa se confundem em um só espaço.
No entanto devemos ter um cuidado especial com a orientação oeste e o sol da tarde . Para proteger a casa dessa irradiação dispomos de pérgolas, beiral, varanda e sobretudo painéis móveis com brises. Estes, param os raios de sol e deixam a brisa passar permitindo a ventilação cruzada.
Buscou-se a mínima intervenção no terreno. A disposição dos cômodos e volumes visou a adequação da construção ao sítio, minimizando assim os cortes. Essa disposição buscou também proporcionar uma área mais extensa e ampla, na parte social da casa, dando continuidade entre as salas , terraço, piscina e paisagem.
Projeto: Manoel Araujo, Daniela Castro, Tatina Espíndula, Pedro de Holanda e Marden Rolim